
Em seus primeiros anos de atividades, ainda como EMRA, o Esquadrão Pantera utilizou aeronaves como Cessna L-19A/E Bird Dog, Bell OH-4 Jet Ranger, North American T-6D/G Texan, Neiva L-42 Regente ELO, Bell UH-1D Iroquois, Embraer AT-26 Xavante, Neiva T-25A/C Universal e Embraer U-7 Seneca, para transporte leve e ligação. Em 1979, começaram a ser utilizados os helicópteros Bell UH-1H Iroquois, apelidados internacionalmente de “huey”
e conhecidos na FAB como “sapão”. A partir de 1997, a unidade foi equipada com os Bell UH-1H oriundos de um lote adquirido junto ao governo norte-americano e que operavam na Europa, motivo pelo qual vieram dotados de pintura especial e iluminação de painel diferenciada que permite a sua operação com os óculos de visão noturna (Night Vision Goggles). No final de fevereiro de 2011, chegaram em Santa Maria os dois primeiros Sikorsky H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera, com as matrículas FAB-8907 e 8908. Os primeiros pilotos e mecânicos foram formados pelo 7°/8° GAv em Manaus, que opera o mesmo tipo de aeronave. Com a chegada do Black Hawk, começou uma nova etapa na história do 5º/8º GAv, que passou a contar com um vetor moderno e capaz de atender ao variado leque de missões sob sua incumbência.
Karina Bernardino.
Por Luciano Porto, com colaboração de Aparecido Camazano Alamino. Para FSX o Orgulho do Brasileiro
Por Luciano Porto, com colaboração de Aparecido Camazano Alamino. Para FSX o Orgulho do Brasileiro
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